top of page

AUTORES EM PSICANÁLISE

Psicanalistas, escritores, médicos, filósofos, pacientes etc. e suas contribuições para o campo psicanalítico.

(Esta é uma lista colaborativa - para correções, complementos e sugestões de autores entre em contato.)

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

África do Sul    Alemanha    Argélia    Argentina    Austrália    Áustria    Bélgica    Brasil    Bulgária    Canadá    Chile    Constantinopla    Croácia    Egito    Escócia    Eslováquia    Espanha    EUA    França    Galícia    Grécia    Holanda    Hungria    Índia    Inglaterra    Itália    Japão    México    Nova Zelândia     País de Gales    Palestina    Paquistão    Polônia    República Tcheca    Romênia    Rússia    Suíça    Ucrânia   

HERBART, JOHANN FRIEDRICH

HERBART, JOHANN FRIEDRICH

(Alemanha*1776+1841) Filósofo da educação, matemático. Fundou a pedagogia como disciplina acadêmica. Estudioso de Kant, foi um de seus sucessores de sua cadeira na universidade de Königsberg. Foi um dos primeiros no século XIX a buscar uma fundação da psicologia como disciplina autônoma. Propôs um modelo do psiquismo baseado em conceitos matemáticos de continuidade, intensidade e variação. As representações mentais estariam em um sistema mecânico a partir destas propriedades matemáticas, em uma contínua disputa que as colocaria abaixo ou acima do “limiar” da consciência, conforme sua maior ou menor força. Ainda que as aproximações com a psicanálise sejam inevitáveis, não há indícios históricos ou textuais de uma influência direta sobre Freud, embora este o conhecesse, ao menos indiretamente. De qualquer forma, seu espírito científico e empírico para a psicologia estava presente no meio cultural que formou Freud. “modelo econômico e dinâmico da mente”, “psicologia científica”.

HELMHOLTZ, HERMANN LUDWIG FERDINAND VON

HELMHOLTZ, HERMANN LUDWIG FERDINAND VON

(Alemanha*1821+1894) Médico, físico e matemático. É um dos pioneiros nas bases da psicologia experimental, testando com precisão no laboratório várias noções advindas da filosofia. Foi bastante influenciado por Kant e Fichte. “teoria da visão”, “percepção”, “oftalmoscópio”, “ressonância de Helmholtz”, “termodinâmica química”, “lei da conservação de energia”, “velocidade da transmissão nervosa”.

HAMMERSCHLAG, SAMMUEL

HAMMERSCHLAG, SAMMUEL

(Áustria*1826+1904) Educador, foi professor de religião e hebraico de Freud desde os seus quatorze anos até o fim do ensino médio (1973), tornando-se uma figura estimada e amiga. Auxiliou-o financeiramente em seus estudos na medicina. Sua filha, Anna (conhecida como Irma), foi paciente de Freud. Seu filho, Paul, casou-se com a filha de Josef Breuer, Bertha.

HALL, GRANVILLE STANLEY

HALL, GRANVILLE STANLEY

(EUA*1844+1924) Psicólogo e educador norte americano, com uma formação prévia em teologia. Obteve o primeiro doutorado em psicologia nos EUA. Estudou um breve período no laboratório de Wundt, e depois com Hermann von Helmholtz. Convidou Freud e Jung para as conferências na Clark University. Teve uma breve passagem pela psicanálise. Tornou-se mais tarde seguidor de Adler. Fundou o American Journal of Psychology. Seus interesses maiores estavam no desenvolvimento infantil e na teoria da evolução (que converteu em algumas ideias eugenistas).

HUSSERL, EDMUND GUSTAV ALBRECHT

HUSSERL, EDMUND GUSTAV ALBRECHT

(Alemanha*1859+1938) Filósofo, matemático. Um dos pensadores mais influentes do século XX, fundador do método de redução fenomenológica que estabeleceu a tradição recente de pensamento em fenomenologia. Teve particular importância para diversas disciplinas nas ciências humanas e inúmeros pensadores, como Theodor Lipps, Heidegger, Merleau-Ponty, Max Scheler, Edith Stein, Emmanuel Lévinas, Sartre, Paul Ricœur e Derrida. Buscou uma fundamentação rigorosa para o pensamento científico. Na psiquiatria e psicanálise, também influenciou Ludwig Binswanger, Paul Schilder e Abraham Nicholas. Foi aluno de Brentano. “intencionalidade”, “mundo da vida”, “redução fenomenológica”, “crítica ao psicologismo”, “intersubjetividade”.

HEAD, HENRY

HEAD, HENRY

(Inglaterra*1861+1940) Neurologista. Recebeu a Fellowship of the Royal Society. Foi pioneiro em pesquisas do sistema somatossensorial (algumas delas conduzidas em si próprio), e seus interesses transitaram entre a fisiologia e a psicologia. “esquema corporal”, “sistema somatossensorial”, “afasia semântica”.

HITSCHMANN, EDUARD

HITSCHMANN, EDUARD

(Áustria/EUA*1871+1957) Médico, psicanalista. Foi, por um tempo, médico da família de Freud, tendo sido apresentado a ele por Paul Federn. Era membro ativo na B’nai B’rith, junto com Oscar Rie. Escreveu biografias de cunho psicanalítico, como Franz Schubert e William James. Foi um dos fundadores do International Journal of Psychoanalysis. Nos EUA, teve várias confrontações intelectuais com Helene Deutsch.

HUG-HELLMUTH, HERMINE

HUG-HELLMUTH, HERMINE

(Áustria*1871+1924) Trabalhou como professora infantil, depois formando-se em física. Interessou-se então pela psicanálise. Publicou um diário de grande sucesso sobre a sexualidade feminina, sob um pseudônimo. Em 1910 publicou o pioneiro artigo “Análise do sonho de um garoto de 5 anos”, ao qual se seguiram alguns outros. Foi analisanda de Isidor Sadger. Em 1920 apresentou um artigo no congresso de Hague chamado “Sobre a técnica da análise de crianças”.

HORNEY, KAREN

HORNEY, KAREN

(Alemanha/EUA*1885+1952) Médica, psicanalista. Foi uma das fundadoras do Instituto Psicanalítico de Berlin. Foi para os EUA a convite do Franz Alexander, para fugir do nazismo. Cria, assim como Adler, uma versão da psicanálise retirando a ênfase na sexualidade como fator primário. Foi analisanda de Karl Abraham e depois Hanns Sachs. “psicologia feminina”, “necessidades neuróticas”, “narcisismo como defesa”, “neo-freudianismo”, “autorrealização”.

HEIDEGGER, MARTIN

HEIDEGGER, MARTIN

(Alemanha*1889+1976) Filósofo, escritor. Um dos filósofos mais importantes do século XX na tradição continental e na hermenêutica filosófica. É uma figura de interlocução para o existencialismo e o desconstrucionismo. Estudou e foi assistente de Edmund Husserl, sendo um dos continuadores de seu pensamento, apesar de um afastamento e discordância posterior entre eles. Teve uma participação ativa no governo nazista, tornando-se reitor da Universidade de Freiburg, antes de desistir do cargo. Seu pensamento atraiu diversos psiquiatras e psicanalistas ao longo da história, como Medard Boss, Binswanger, Lacan, Pierre Fédida, Hans Loewald e Robert Storolow, entre outros. “possibilidade-de-ser”, “dasein”, “morada na linguagem”, “tempo”, “ontologia”.

HARTMANN, HEINZ

HARTMANN, HEINZ

(Áustria/EUA*1894+1970) Psiquiatra, psicanalista. Participou de um manual de psicologia médica. Foi presidente da IPA por muitos anos, e fundou a publicação anual “The psychoanalytical study of the child”, com Anna Freud e Marie Bonaparte. Foi analisando de Sándor Radó, e depois de Freud (após uma oferta deste, caso ficasse em Viena, sem os custos de honorários). “despersonalização”, “área de conflito”, “adaptação”, “psicologia do ego” (junto com Ernst Kris e Rudolph Loewenstein).

HOFFER, WILLI (WILHELM)

HOFFER, WILLI (WILHELM)

(Áustria/Inglaterra*1897+1967) Psicólogo, psicanalista, médico. Começou sua formação como psicanalista antes da medicina. Mudou-se com a família para Londres no mesmo ano que Freud, permanecendo uma figura próxima de Anna. Foi editor do International Journal por dez anos, e presidente da British Psychoanalytical Society. Publicou um importante trabalho, "Mouth, Hand and Ego-Integration" (1950). Foi analisando de Herman Nunberg. “agressividade oral”, “desenvolvimento do Eu”, “esquizofrenia”.

HEIMANN, PAULA

HEIMANN, PAULA

(Alemanha/Inglaterra*1899+1982) Psiquiatra e psicanalista, foi secretária de Melanie Klein, sendo também uma das autoras mais importantes em seu grupo. Alguma tensão surge com este por seu clássico artigo “Sobre a contratransferência” (1950), e mais tarde ela volta-se para o Grupo Independente. Foi analisanda de Theodor Reik e depois Melanie Klein. “contratransferência”.

Título 1

bottom of page