AUTORES EM PSICANÁLISE
Psicanalistas, escritores, médicos, filósofos, pacientes etc. e suas contribuições para o campo psicanalítico.
(Esta é uma lista colaborativa - para correções, complementos e sugestões de autores entre em contato.)
África do Sul Alemanha Argélia Argentina Austrália Áustria Bélgica Brasil Bulgária Canadá Chile Constantinopla Croácia Egito Escócia Eslováquia Espanha EUA França Galícia Grécia Holanda Hungria Índia Inglaterra Itália Japão México Nova Zelândia País de Gales Palestina Paquistão Polônia República Tcheca Romênia Rússia Suíça Ucrânia
CONNELL, ERNEST HENRY
(Austrália/Escócia*1878+1941) Médico, psicanalista. Com um histórico como comerciante nos negócios da família, muda-se para a Escócia e uma mudança de profissão, para estudar medicina. Interessou-se por Jung e uma abordagem que aproximava a psicanálise de suas crenças religiosas, demovendo a sexualidade do lugar central nas neuroses. Depois se aproxima do grupo que ficaria, mais tarde, conhecido como grupo independente. Foi analisando de Ernest Jones. “ideação da morte na neurose”.
FAIRBAIRN, WILLIAM RONALD DODDS
(Escócia*1889+1964) Psiquiatra, psicanalista. Considerado um dos fundadores das teorias das relações de objeto, e figura importante para o Middle Group (Independent Group, atualmente). Seus estudos demonstraram ser bastante originais – pretendiam introduzir uma alternativa ao modelo pulsional freudiano e sua psicopatologia –, especialmente interessantes para o que chamamos hoje de clínica da não-neurose. Foi analisando de E. H. Connell. “estrutura do psiquismo proveniente das relações de objeto”, “fatores esquizoides da personalidade”, “ego central”, “multiplicidade de egos”, “ego antilibidinal”, “objeto rejeitador”, “objeto excitante”, "busca do objeto".