top of page

AUTORES EM PSICANÁLISE

Psicanalistas, escritores, médicos, filósofos, pacientes etc. e suas contribuições para o campo psicanalítico.

(Esta é uma lista colaborativa - para correções, complementos e sugestões de autores entre em contato.)

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

África do Sul    Alemanha    Argélia    Argentina    Austrália    Áustria    Bélgica    Brasil    Bulgária    Canadá    Chile    Constantinopla    Croácia    Egito    Escócia    Eslováquia    Espanha    EUA    França    Galícia    Grécia    Holanda    Hungria    Índia    Inglaterra    Itália    Japão    México    Nova Zelândia     País de Gales    Palestina    Paquistão    Polônia    República Tcheca    Romênia    Rússia    Suíça    Ucrânia   

HOFFER, WILLI (WILHELM)

HOFFER, WILLI (WILHELM)

(Áustria/Inglaterra*1897+1967) Psicólogo, psicanalista, médico. Começou sua formação como psicanalista antes da medicina. Mudou-se com a família para Londres no mesmo ano que Freud, permanecendo uma figura próxima de Anna. Foi editor do International Journal por dez anos, e presidente da British Psychoanalytical Society. Publicou um importante trabalho, "Mouth, Hand and Ego-Integration" (1950). Foi analisando de Herman Nunberg. “agressividade oral”, “desenvolvimento do Eu”, “esquizofrenia”.

MONEY-KYRLE, ROGER EARLE

MONEY-KYRLE, ROGER EARLE

(Inglaterra*1898+1980) Físico, filósofo, antropólogo e psicanalista. Serviu nas duas guerras mundiais, na força aérea. Seus estudos procuraram compreender a ligação entre o individual e o coletivo, o que hoje situaríamos em termos da psicologia social. Foi analisando de Ernst Jones, Freud e depois Melanie Klein. “psicanálise e propaganda”, “psicanálise e política”, “personalidade autoritária”.

HEIMANN, PAULA

HEIMANN, PAULA

(Alemanha/Inglaterra*1899+1982) Psiquiatra e psicanalista, foi secretária de Melanie Klein, sendo também uma das autoras mais importantes em seu grupo. Alguma tensão surge com este por seu clássico artigo “Sobre a contratransferência” (1950), e mais tarde ela volta-se para o Grupo Independente. Foi analisanda de Theodor Reik e depois Melanie Klein. “contratransferência”.

MILNER, MARION BLACKETT-

MILNER, MARION BLACKETT-

(Inglaterra*1900+1998) Escritora e psicanalista. Produziu com o pseudônimo de Joanna Field, e trouxe a experiência estética como parte fundamental de sua prática psicanalítica. Foi analisanda de Sylvia Payne e Donald Winnicott. “introspecção”, “estética e psicanálise”, “hiato enquadrado”, “ilusão e formação de símbolos”, “loucura privada”, “atividade criativa espontânea”, “plasticidade do objeto”, “simbolos pré-verbais”.

LITTLE, MARGARET ISABEL

LITTLE, MARGARET ISABEL

(Inglaterra*1901+1994) Médica e psicanalista. Pertencia ao Middle Group, e foi assistente clínica na Tavistock. Foi analisanda de Ella Freeman Sharpe, Marion Milner e Winnicott. Teve antes uma experiência com um analista junguiano. “contratransferência”, “silêncio”, “teoria das relações de objeto”, “psicose de transferência”.

BICK, ESTHER

BICK, ESTHER

(Polônia/Inglaterra*1902+1983) Educadora, psicóloga e psicanalista. Insatisfeita com o método experimental (tinha feito um doutorado em desenvolvimento infantil), buscou na psicanálise uma alternativa. Na guerra, trabalhou em creches para crianças evacuadas. John Bowlby a convidou para fundar o curso de psicoterapia infantil na Tavistock. Foi analisanda de Michael Balint, e depois de Melanie Klein. “método de observação mãe-bebê”, “pele psíquica”, “segunda pele”, “identidade adesiva”, “bidimensionalidade”.

BOWLBY, EDWARD JOHN MOSTYN

BOWLBY, EDWARD JOHN MOSTYN

(Inglaterra*1907+1990) Psicólogo do desenvolvimento, médico e psicanalista. Trabalhou com crianças evacuadas e também com crianças delinquentes na clínica de Canonbury. Foi diretor da clínica Tavistock e consultor para Organização Mundial da Saúde, realizando um importante estudo internacional a respeito da saúde mental das crianças sem lar no pós-guerra. Tendo sido supervisionado por Klein, distanciou-se do grupo por sua ênfase nos eventos reais em detrimento da fantasia inconsciente, o que o levou a buscar apoio na biologia evolutiva, na etologia, psicologia do desenvolvimento e nas ciências cognitivas. “teoria do apego”, “privação materna”.

ROSENFELD, HERBERT ALEXANDER

ROSENFELD, HERBERT ALEXANDER

(Alemanha/Inglaterra*1910+1986) Médico, psicanalista. Importante figura no grupo kleiniano, produziu estudos importantes no tema da psicose e da identificação projetiva. Foi analisando de Melanie Klein. “confusão (como um estado entre integração e cisão)”, “despersonalização”, “narcisismo destrutivo”, “impasse”, “estados psicóticos”.

JOSEPH, BETTY

JOSEPH, BETTY

(Inglaterra*1917+2013) Psicanalista, formada inicialmente em Assistência Social, foi uma das autoras importantes do grupo kleiniano. Foi analisanda de Michael Balint e depois de Paula Heimann. “transferência como situação total”, “mudança psíquica na sessão”, “o paciente de difícil acesso”.

SEGAL, HANNA

SEGAL, HANNA

(Polônia/Inglaterra*1918+2011) Médica, psicanalista. Foi presidente da Sociedade Psicanalítica Britânica, e vice-presidente da IPA. Foi talvez a mais importante divulgadora do pensamento de Melanie Klein. Foi analisanda de David Matthews e Melanei Klein. “equação simbólica”, “simbolismo”, “estética”, “guerra”.

MCDOUGALL, JOYCE

MCDOUGALL, JOYCE

(Nova Zelândia/Inglaterra/ França*1920+2011) Psicóloga e psicanalista. Participou do Mind and Life Institute, do Dalai Lama. Trabalhou com independência entre os grupos anna-freudianos, kleinianos e Middle Group; na França, também circulou entre SPP e seminários de Lacan. Foi analisanda de John Patt, Marc Schlumberger, Michel Renard e Maurice Bovet. “psicossomática”, “neo-sexualidade”, “bissexualidade”, “normopatia”, “esquizofrenia infantil”, “metáfora teatral”.

MELTZER, DONALD

MELTZER, DONALD

(EUA/Inglaterra*1922+2004) Psiquiatra, psicanalista nascido nos EUA e formado na Inglaterra no grupo kleiniano. Trabalhou com crianças supervisionado por Esther Bick. Fez análise com Klein. “claustro”, “conflito estético”, “estados sexuais da mente”, “identificação intrusiva”, “identificação adesiva”.

KHAN, MOHAMMED MASUD RAZA

KHAN, MOHAMMED MASUD RAZA

(Paquistão/Inglaterra*1924+1989) Formado em literatura, estudou James Joyce. Era um protegido de Anna Freud. Acabou expulso da British Society por questionamentos acerca de sua proximidade com pacientes, sendo a gota d’água comentários com teor antissemita com um paciente, publicados em livro. Foi analisando de Winnicott. “trauma cumulativo”, “experiência do sonhar”.

SANDLER, JOSEPH J.

SANDLER, JOSEPH J.

(África do Sul/Inglaterra*1927+1998) Psicólogo, médico e psicanalista. Fundou a International Review of Psycho-Analysis, e foi presidente da IPA. De índole mais pragmática, procurou aproximar a psicanálise da pesquisa empírica, assim como a teoria das relações de objeto da psicologia do ego. Foi analisando de Willi Hoffer. Estudioso da identificação projetiva. “aliança terapêutica”, “atualização”, “responsividade de papel”, “mundo representacional”.

PHILLIPS, ADAM

PHILLIPS, ADAM

(Inglaterra*1954) Formado em letras, psicanalista, escritor e editor. Trabalhou com crianças por vários anos no Charing Cross Hospital. Divide seu tempo entre a crítica literária e o consultório. Opõe-se à ideia da psicanálise como disciplina científica ou mesmo acadêmica, preferindo colocá-la ao lado de outras terapêuticas na área de humanidades. Foi analisando de Masud Khan. “psicanálise e literatura”.

Título 1

bottom of page