AUTORES EM PSICANÁLISE
Psicanalistas, escritores, médicos, filósofos, pacientes etc. e suas contribuições para o campo psicanalítico.
(Esta é uma lista colaborativa - para correções, complementos e sugestões de autores entre em contato.)
África do Sul Alemanha Argélia Argentina Austrália Áustria Bélgica Brasil Bulgária Canadá Chile Constantinopla Croácia Egito Escócia Eslováquia Espanha EUA França Galícia Grécia Holanda Hungria Índia Inglaterra Itália Japão México Nova Zelândia País de Gales Palestina Paquistão Polônia República Tcheca Romênia Rússia Suíça Ucrânia
ANDREAS-SALOMÉ, LOU
(Rússia/Alemanha*1861+1937) Escritora e psicanalista, cresceu em uma família de intelectuais. Fora aluna de Freud antes da primeira guerra, e retoma contato no início desta. Seu círculo de amizades inclui Turguenev, Tolstói, Steinberg, Rodin, Rilke, Schnitzler e Nietzsche. “sexualidade feminina”, “erotismo anal”.
EITINGON, MAX
(Rússia/Palestina*1881+1943) Psiquiatra (formado na suíça com Bleuler), psicanalista, depois torna-se um dos amigos mais chegados a Freud (residiu em Viena de 1909 a 1932). Fundou com Karl Abraham a Policlínica Psicanalítica de Berlin, em 1920. Único do grupo com recursos de família, foi fundamental para a Internationaler Psychoanalytischer Verlag. Fundou a Sociedade Psicanalítica da Palestina e o Instituto Psicanalítico de Israel. Foi também presidente da IPA. Fez uma análise peripatética de alguns dias com Freud na ocasião em que se conheceram, e que se estendeu por cinco semanas; depois, um tratamento com Georg Groddeck. “modelo Eitingon de análise didática” (desenvolvido desde a Policlínica).
SPIELREIN, SABINA NIKOLAYEVNA
(Rússia/Suíça*1885+1942) Médica, psiquiatra e psicanalista. Aproximou os estudos de Piaget à psicanálise, assim como vários outros campos de saber, como a teoria evolutiva. Seguindo um histórico de crises e internações (desde seus dezoito anos), internou-se no Burghölzli, tornando-se paciente de Jung, que se envolveu com ela de modo bastante desastrado. Ao melhorar tornou-se psiquiatra interna ali, sendo colega de Max Eitingon e Karl Abraham. Publicou o seminal "Destruction as the Cause of Coming Into Being", em 1912, antecipando o conceito de pulsão de morte. “linguagem e esquizofrenia”, “feminismo”, “teoria do desenvolvimento psicológico”. Foi morta, junto com as filhas, por soldados da SS na Rússia.
DOSUZKOV, THEODOR N.
(Rússia/República Tcheca*1899+1982) Neurologista, psicanalista. Foi um dos fundadores da psicanálise na República Tcheca. Tendo contato pessoal com Pavlov, via no trabalho deste o paralelo fisiológico de achados feitos por Freud no registro psicológico. Foi analisando de Annie Reich, Otto Fenichel e depois Steff Bornstein. “escopofobia”.